São Paulo – Foi aberto em Barcelona, na Espanha, o 1° Fórum Industrial GCC-UE, organizado pela Organização do Golfo para Consultoria Industrial em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria de Barcelona. A informação foi publicada hoje (04) pelo site da TV Aljazeeera na internet.
O objetivo do Fórum, que terá dois dias de duração, é fortalecer a cooperação industrial entre os países do Conselho de Cooperação do Golfo e os da União Européia e de promover a transferência de tecnologia para o setor industrial nos países do GCC.
Na seção inaugural, o ministro de Estado para Assuntos de Energia e Indústria do Catar, Mohammad Saleh Alsada, afirmou que a indústria continua sendo a opção estratégica para a diversificação da base econômica dos países do GCC, destacando que a participação da produção industrial no PIB da região é de cerca de 10%.
Segundo o ministro catariano, a produção industrial dos países do GCC representa a segunda maior participação no PIB regional entre os setores não petrolíferos. Ele afirmou que esses países irão investir mais de 760 bilhões de euros no setor industrial a partir de 2012, visando apoiar as pequenas e médias indústrias e aumentar sua capacidade competitiva.
*Tradução de Saleh Haidar