Da redação
São Paulo – A empresa química alemã BASF planeja desenvolver sua parceria com a argelina Sonatrach, declarou o vice-presidente da empresa, Erwin Rauhe. "Estamos trabalhando com a Sonatrach para examinar novas possibilidades de uso de energia," disse Rauhe à agência de notícias Algérie Presse em Tarragone (Espanha).
O gerente da empresa alemã também não eliminou a possibilidade de investir na Argélia caso haja oportunidade. A cooperação entre a Sonatrach e BASF surgiu com a construção da planta de produção de propileno Propanechem S.A Tarragone, inaugurada terça-feira (16) pelo rei Juan Carlos da Espanha, na presença de Chakib Khelil, ministro das Minas e Energia da Argélia.
Esta indústria, 49% da Sonatrach e 51% da BASF, tem capacidade de produção de 350.000 toneladas de propileno por ano através da desidratação do propano argelino. O contrato entre as empresas garante que a Sonatrach venderá à BASF 420.000 toneladas de propano por ano por doze anos, renovável por mais 12.
O ministro argelino informou à APS que este evento "mostra que a Sonatrach tem os recursos humanos, financeiros, e tecnológicos para desenvolver projetos na Argélia ou em outros países, através de parcerias. A empresa pode operar em setores que permitam com que entremos em novos campos contribuindo a matéria prima e capital."
Esta estratégia argelina de formar parcerias com empresas internacionais "é mais interessante do que a anterior", acrescentou. "A nova abordagem atrai parceiros que tragam capital, tecnologia e o mercado que permitirá com que entremos em novas atividades devido à contribuição de nossa matéria prima e capital, recebemos também novas tecnologias para entrar no mercado," concluiu o ministro.

