São Paulo – O plano é investir em peças básicas, porém bonitas e confortáveis, para crescer no mercado externo. Para a 2 Rios, fabricante de lingerie de Joinville, Santa Catarina, calcinhas e sutiãs precisam ser, em primeiro lugar, funcionais e agradáveis de vestir. A empresa, que tem 200 funcionários e produz 200 mil peças por mês, vende hoje para todo o Brasil e para mais 15 países, principalmente na América do Sul. Para 2011, o plano é levar a moda íntima do interior catarinense para os Emirados Árabes Unidos, Líbano e Estados Unidos.
"Os Estados Unidos são um mercado que nós já vínhamos trabalhando há algum tempo", explica Matheus Diogo Fagundes, vice-presidente da 2 Rios. "Sobre Dubai, tivemos uma reunião com um distribuidor para a região em Paris. Já no Líbano estamos em contato com uma empresa local", afirma.
Segundo o executivo, as expectativas são as melhores possíveis para fechar negócios com o mundo árabe. "São mercados muito promissores, de alto poder aquisitivo, onde as vendas são baseadas na qualidade dos produtos, não necessariamente na oferta dos menores preços", diz Fagundes. Atualmente, as vendas externas da marca representam 15% do faturamento.
Para chegar lá, a 2 Rios conta com trunfos como os bojos 3D para sutiãs, presentes na linha Sensitive. "O bojo 3D não amassa e é mais macio, confortável. Sem falar que é feito de uma microfibra tratada de forma a absorver melhor o suor", explica Fagundes.
A empresa lança duas coleções por ano: outono/inverno e primavera/verão. Além disso, faz lançamentos periódicos a cada semestre, sendo um com foco no Dia das Mães e no Dia dos Namorados, no primeiro semestre, e outro voltado para o alto verão, no segundo semestre. "Nosso foco está nas peças básicas e funcionais, para usar no dia a dia, mas com detalhes diferenciados, como alças e colchetes estampados, por exemplo", diz Fagundes.
Segundo o vice-presidente da 2 Rios, o desafio é conciliar conforto e moda. "Até porque as lingeries hoje seguem tendências, compõem o figurino junto com a roupa de cima", explica. Nesse sentido, a empresa possui ainda uma linha de tamanhos maiores, chamada Plus, onde a numeração vai do 46 ao 52. "São peças bonitas, com estampas, feitas para deixar mulheres maduras mais jovens", diz.
Para chegar às maduras e às jovens de países árabes, Fagundes diz que a 2 Rios pretende participar, de agora em diante, de eventos coordenados por entidades como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) nesses locais. "São boas oportunidades para consolidar a imagem do Brasil como detentor de qualidade e inovação no setor", afirma.
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Site: www.2riosmodaintima.com.br