São Paulo – O plano é ganhar espaço no Brasil e no exterior com os cosméticos feitos com óleo de avestruz, num plano de expansão que deve começar em 2011. E inclui os países árabes. Os bálsamos, hidratantes e cremes para as mãos serão a ponta de lança da Ostrich Cold Cream, além da linha de artigos masculinos a ser lançada ainda no primeiro semestre.
A empresa é um braço da Companhia do Avestruz, de Mato Grosso, que produz carne de avestruz e acessórios com o couro da ave, como bolsas e calçados, por exemplo.
De acordo com a diretora de marketing da companhia, Tânia Kramm da Costa, o óleo de avestruz é rico em substâncias como os ômegas 3, 6 e 9, além das vitaminas D e E, tendo assim propriedades tonificantes e hidratantes.
A linha de cosméticos vem sendo desenvolvida desde 2006, com o lançamento dos produtos no final do ano passado. “Já estamos tendo um bom retorno no mercado local”, diz Tânia. “Agora, vamos começar a vender para outros estados e preparar o terreno para as exportações, já a partir de 2011.”
Lá fora, o objetivo é começar pelo Mercosul. “Isso pela proximidade e facilidade de acesso ao mercado”, diz a executiva. E em seguida partir para regiões como a Europa e o Oriente Médio. “Sabemos que os países árabes têm grande interesse nos cosméticos brasileiros”, afirma Tânia. “Vamos nos preparar para investir nisso, pesquisar esses mercados”, explica.
Para ser usado nos cremes, o óleo de avestruz passa por uma filtragem tripla para eliminar quaisquer resíduos. Os produtos levam ainda ingredientes como mel, flores e frutas, como maçã verde e pitanga, entre outras.
Além do público feminino, a empresa pretende investir nos homens, com produtos como o creme para as mãos desenvolvido especificamente para eles.