São Paulo – A Biagio Turbos, fabricante brasileira de turbos para veículos, deve entrar no mercado iraquiano. A empresa assina na próxima semana o contrato com um distribuidor exclusivo para os seus produtos no Iraque, de acordo com informações do assessor de exportação da empresa para o Oriente Médio, Walid El Baba. A empresa que vai vender os produtos da Biagio no país árabe é a Awad Hatem Melajy & Sons Trading FZCO, de propriedade do empresário iraquiano Awad Hatem Melajy.
Melajy está no Brasil, na companhia do advogado sírio Mohamed Amer Diab Sbeinati, e conheceu o complexo industrial da Biagio Turbo em São João da Boa Vista, interior paulista. Na próxima semana ele volta à empresa para assinar o contrato. A companhia do árabe tem um showroom na Jebel Ali Free Zone (Jafza), de onde vai enviar os produtos da Biagio para o Iraque. Melajy é também presidente do conselho da Jafza. El Baba afirma que os turbos Biagio já chegaram ao Iraque, mas sempre por meio dos Emirados.
A Biagio já exporta, no mundo árabe, para Argélia, Marrocos, Síria e Emirados e espera entrar em breve também no Sudão e na Arábia Saudita. Ainda neste ano, a empresa deve receber a visita de importadores sauditas. “Temos um contato muito bom no Sudão”, diz El Baba. A empresa participou no começo deste ano da Feira Internacional de Cartum, no Sudão, em junho da Feira Internacional de Argel, na Argélia, ambas com a organização da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
A Biagio produz cerca de cinco mil turbos ao mês e exporta ao redor de duas mil unidades. Boa parte disto vai para o mercado árabe. A empresa adaptou suas embalagens, folders, manuais de instrução e certificados de garantia, inserindo neles o idioma árabe. No total, a empresa exporta para 30 países, de acordo com El Baba, a maioria no continente americano. As peças fabricadas são utilizadas principalmente em veículos pesados. A empresa paulista tem três unidades fabris, todas em São João da Boa Vista.

