Dubai – Empresários brasileiros ficaram satisfeitos com o primeiro dia da Big 5 Show, feira do ramo de construção que começou nesta segunda-feira (22) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ao todo, 15 empresas estão expondo no estande do Brasil, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
"Fiquei surpreso demais, um monte de gente apareceu procurando material para obras", disse Helder Nico, da Pietá Mineração, que produz e comercializa granitos. O vice-presidente da DMG Events, organizadora da feira, Simon Mellor, disse, segundo nota da empresa, que após um período difícil de 18 meses, o mercado do Oriente Médio voltou a mostrar robustez e força.
O espaço da Pietá recebeu visitantes do Líbano, Síria, Iraque, Dubai, Omã, Jordânia e China. A companhia, que tem sede no Espírito Santo, exporta blocos de granito para a China, onde são processados e reexportados. "O custo [de produção] no Brasil está muito alto", afirmou Helder.
Leonardo Tatagiba, diretor da Zucchi, que beneficia e vende granitos considerados "exóticos", afirmou também que o público se interessou por seus produtos. Seu objetivo na feira é apresentar itens ainda não disponíveis no mercado. As pedras da empresa têm cores e texturas diferentes das dos granitos tradicionais.
"Despertamos o interesse para o exótico", declarou Tatagiba. Vários visitantes, segundo ele, manifestaram intenção de compra e pediram cotações.
Foi o que ocorreu também com Frederico Luis Chrestesen, diretor da Antigua, que fabrica revestimentos cerâmicos artesanais. "Gostaram do meu produto, as especificações chamam a atenção", disse. As cerâmicas da companhia têm diferentes cores, desenhos, formas e relevos. "Eles gostam do que é diferente", acrescentou o empresário, que já tinha participado de uma edição anterior da Big 5.
Chrestesen conta que há cinco anos 90% da produção da empresa era exportada, hoje o percentual caiu para 20%. "O mercado brasileiro está forte", afirmou. Segundo ele, a crise acabou trabalhando ao seu favor nesta edição da Big 5, pois concorrentes seus da Itália e Espanha não vieram. "Foi uma oportunidade, chegar e ser o diferente da turma", concluiu.
A feira foi inaugurada na manhã desta segunda pelo emir de Dubai, Mohammed Bin Rachid Al Maktoum, que é também vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados. Ela vai até o dia 25.

