Dubai – Começou movimentada a Big 5 deste ano, segundo representantes de empresas brasileiras que participam da principal feira do ramo da construção do Oriente Médio, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “Muito bom, nossa agenda está cheinha”, disse Thais Correa, da Astra, fábrica de equipamentos para banheiros, no início da tarde desta segunda-feira (21), pouco tempo após a abertura da mostra. “Por enquanto fizemos bastante contatos”, acrescentou.
De acordo com sua colega de empresa, Fernanda Rezaque, é a primeira vez que a Astra participa da Big 5, mas a companhia já exporta para o mundo árabe, e este ano expôs na Project Lebanon, feira do mesmo ramo que ocorre em Beirute. “Nossas vendas para América Latina e Caribe estão bastante consolidadas, agora queremos estreitar as relações, investir mais no Oriente Médio e África”, declarou Fernanda.
A Astra trouxe para a feira caixas de descarga, tampas de vaso sanitário, chuveiros elétricos, maquetes de banheiras, pias, gabinetes e vasos para plantas feitos de material plástico. Segundo Fernanda, os últimos chamaram muito a atenção dos visitantes. O estande recebeu gente de vários países, como Líbano, Irã, Omã e Jordânia, além de Emirados e Índia.
Para o representante da Deca, Mohamed Elshamy, o primeiro dia da mostra apresentou bom movimento. “Parece bom até agora. No primeiro dia geralmente não vem muita gente, mas este ano parece melhor”, afirmou o empresário, que é dono da Arteco, distribuidora de material de construção de alto padrão em Abu Dhabi, capital dos Emirados.
Segundo ele, a maior parte dos visitantes até agora é de países próximos. “O mercado dos Emirados está um pouco devagar, outros lugares estão melhores, como Arábia Saudita e Catar”, declarou. O diretor da feira, Andy White, disse à ANBA que a edição deste ano registrou um grande aumento no número de credenciamentos de visitantes sauditas e do Catar.
Elshamy acrescentou que a Deca está entrando no mercado do Golfo “gradualmente, mas com segurança”. “Não é fácil divulgar uma marca, demora um pouco para ficar bom”, destacou. “Mas com essa oportunidade [de expor na feira] com a Deca nosso trabalho fica mais fácil”, ressaltou.
Karina Botelho, trader da MZ Artes, de quadros e painéis decorativos, disse que o estande brasileiro está bem localizado e por ele passa um bom fluxo de visitantes, mas observou que quantidade não significa necessariamente qualidade. Ainda é preciso esperar para ver.
A empresa também esteve na Index, feira de móveis e decoração realizada recentemente em Dubai, e os resultados foram positivos. A dona da marca, Marilza Ramos, é responsável também pelo design das peças.
Visita ilustre
O pavilhão brasileiro, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), foi o primeiro a ser visitado pelo ministro das Finanças e Indústria dos Emirados, Hamdan Bin Rashid Al Maktoum, que inaugurou a feira. Ele é também vice-governante de Dubai.
O ministro foi recebido pelo CEO da Câmara Árabe, Michel Alaby, que lhe entregou um presente e falou sobre o estande, as empresas expositoras e sobre a missão organizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) que visita a mostra. “Eu disse que cada vez mais nós acreditamos nos Emirados como porta de entrada para o Golfo e outros países próximos”, afirmou Alaby.
Mais tarde, o emir de Dubai e vice-presidente dos Emirados, Mohammed Bin Rachid Al Maktoum, também esteve no local da feira.

