Dubai – A Marbrasa, empresa de mármores e granitos com sede no Espírito Santo, pode diversificar sua clientela no Oriente Médio com a participação na feira Big 5, o maior evento de construção da região, que ocorre esta semana em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Atualmente, a companhia exporta apenas para distribuidores locais, mas o primeiro dia da feira rendeu diversos contatos com construtores.
A companhia participa do evento em estande do Brasil organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Segundo Henrique Tyrone, gerente comercial da empresa, o interesse dos potenciais compradores é em adquirir mármore para uso em projetos comerciais, como shoppings, escritórios e hotéis.
“Muitos têm gostado da coleção Gaya. É um material exclusivo, um quartizito que tem uma dureza importante para projetos e é extremamente versátil para usos em diversas formas”, afirma o executivo.
Tyrone conta que, dos mais de 20 contatos feitos no primeiro dia deoevento, ele acredita que 80% devem se converter em negócios. A maioria dos contatos feitos nesta segunda-feira (21) foi com empresas dos Emirados, Turquia, Kuwait e Omã.
Esta é a segunda participação da Marbrasa na Big 5. A primeira foi em 2014. De acordo com Tyrone, a empresa veio à feira querendo se reaproximar do mercado do Oriente Médio. Hoje a empresa vende para distribuidores nos Emirados, Kuwait e Irã.
Para Tyrone, a feira serve como meio para manter os clientes atuais e buscar novas oportunidades. “De fato, a gente consegue ampliar a atuação. Nós continuamos o relacionamento com os clientes que já temos e ampliamos possibilidades”, conclui.
Divisão
Com oito empresas, o pavilhão brasileiro está inserido no setor de "interiores" da Big 5. Este ano, a organização do evento dividiu a disposição dos pavilhões de acordo com os principais produtos trazidos pelos países.
Em entrevista à reportagem da ANBA, Josine Heijmans, diretora da Big 5, explicou a nova divisão do evento. “Temos agora o setor de interiores; setor de isolamento térmico; setor de engenharia mecânica e encanamento; ferramentas de construção e tecnologia de design e prédios inteligentes”, conta.
“Definimos cinco novos setores de produtos e foi como dispusemos todos os nossos expositores, tanto os locais quanto os internacionais. A razão pela qual fizemos isso é para tornar mais fácil para os expositores e visitantes que estão procurando por um determinado produto poderem se encontrar”, detalha a executiva.
Heijmans destaca ainda a importância das empresas do Brasil participarem da Big 5 para entenderem melhor o mercado de construção do Oriente Médio.
“Se você não tem certeza de que seu produto serve para esse mercado, participe do pavilhão brasileiro, tenha um estande, marque presença, mostre seus produtos e veja qual é a resposta para isso”, aconselha.
A Big 5 ocorre até quinta-feira (24) no Dubai World Trade Center. O pavilhão brasileiro está localizado próximo à entrada do Sheikh Maktoum Hall.