Dubai – Os negócios para a empresa Santa Luzia, de molduras e rodapés, começaram antes mesmo da abertura da Big 5 Show, feira do setor de construção que começou hoje (23) em Dubai. A companhia, com sede em Santa Catarina, fechou ontem uma venda de 20 mil metros de rodapés para um projeto de uma construtora de Dubai. Esta é a primeira exportação da Santa Luzia para o mercado árabe.
As negociações com a construtura já tinham começado há três meses com a representante de vendas da Santa Luzia em Dubai. De acordo com o gerente de exportação da companhia, Fernando Montano,o produto brasileiro vai ser utilizado para uma parte do projeto de Dubai e caso o porjeto se extenda, há possibilidade de fechar um novo pedido.
O diferencial dos rodapés da Santa Luzia está na matéria-prima utilizada pela empresa, o polietileno, um tipo de plástico pintado que imita madeira e fica mais resistente. “É uma novidade no mercado árabe. Além disso, é um produto bonito e custa a metade do preço de um rodapé de madeira”, afirmou Montano, que está expondo num estande individual na feira ao lado do pavilhão brasileiro, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Segundo o gerente, o mercado árabe e o norte-americano são muito promissores para a empresa. Ele acredita que após a participação da feira Big 5 e de outras duas feiras nos Estados Unidos, as vendas externas vão dobrar. Atualmente, um terço do faturamento da empresa vem das exportações, mas o objetivo para o próximo ano é trabalhar com 50% para o mercado externo e 50% o interno. “Vamos ter que dobrar a nossa produção para conseguir atender toda demanda”, disse.
A Santa Luzia conseguiu um representante em Dubai há seis meses e, de acordo com Montano, a ideia é ter no emirado um entreposto com estoque de mercadoria como a empresa está montando em Miami, nos Estados Unidos, com o apoio da Apex.
Nas primeiras horas de feira, Montano e seus representantes de Dubai já haviam recebido no estande importadores dos Emirados Árabes, Jordânia, Barhein, Kuwait, Omã, Irã e Índia. Além das molduras em polietileno, a empresa trabalha com madeira para rodapés mais rebuscados.
Inauguração
Na abertura da Big 5 Show, o ministro das Finanças de Dubai, Hamdan Bin Rasheed Al Maktoom, entrou no estande do Brasil e foi recebido pelo secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, pelo vice-presidente-administrativo, Marcelo Sallum e o diretor-tesoureiro, Nahid Chicani.
Alaby agradeceu a presença do ministro no pavilhão brasileiro e disse que a entidade já participa da feira há cinco anos. São 24 empresas e uma associação que participam do estande este ano, principalmente dos setores de cerâmica, pedras, maquinários, tintas e ferramentas e metais.