Isaura Daniel
São Paulo – As bijuterias fabricadas pela empresa Vita Bijoux, de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, devem voltar ao varejo dos Emirados Árabes Unidos nos próximos meses. A indústria mineira, que produz peças como colares, pulseiras e brincos com a marca Jerusa Gomes, está negociando a venda dos produtos a uma rede de magazines de Dubai. A Vita Bijoux chegou a exportar para os Emirados, Arábia Saudita e Líbano entre os anos de 2000 e 2004 e agora deve vender novamente para a região.
De acordo com o sócio da empresa, Alexandre Antunes, os árabes normalmente compram bijuterias em tons terrosos, em preto e ouro envelhecido. "São peças mais trabalhadas, mais elaboradas, mas em cores neutras", explica Antunes, marido de Jerusa Gomes, que é designer e fundadora da Vita. As criações de Jerusa são bem variadas. Ela desenvolve desde coleções tipicamente brasileiras, com materiais naturais, até peças que levam acrílico, bolas coloridas, metal e strass.
A Vita lança duas coleções por ano, uma em agosto para o verão, e outra para o inverno, em março, mas segundo Jerusa, são oferecidos modelos novos constantemente. Para desenvolver as bijuterias, a designer costuma viajar para fazer pesquisas na Europa. Também outras regiões do mundo, como África, servem de inspiração para Jerusa. Neste caso, porém, as informações vêm de sites e publicações.
A Vita Bijoux é uma empresa de pequeno porte. A produção é de 20 mil peças por mês. Do total, 30% é destinado ao mercado externo. Os principais compradores fora do Brasil, de acordo com Antunes, são Portugal, Espanha e Estados Unidos. As exportações começaram em 1999, depois que a empresa começou a participar de feiras no Brasil que recebem importadores, como a Francal e a Couromoda, mostras do setor de couro e calçados que têm espaço para os fabricantes de acessórios.
A empresa foi aberta oficialmente em 1997, mas desde 1992 a sua fundadora, Jerusa, já trabalhava com criação e vendas de bijuterias. "Eu trabalho há cerca de 15 anos com a área. Comecei a fazer bijuterias aos 18 anos para ganhar um dinheirinho", conta a empresária. Jerusa vendia as peças para os colegas, na universidade, onde cursava Jornalismo, em Minas Gerais, e também em feiras e para algumas lojas da região. O curso de Jornalismo ela acabou deixando de lado na metade para se dedicar à vida de designer e empresária.
Contato
Jerusa Gomes
Telefone: +55 (31) 3372-2585
Site: www.jerusagomes.com.br
E-mail: jg@jerusagomes.com.br

