São Paulo – O Banco Mundial (BIRD) anunciou nesta quinta-feira (14) que vai emprestar US$ 130 milhões para o Marrocos. O dinheiro será utilizado para ampliar a coleta e a reciclagem dos resíduos sólidos e, segundo um comunicado do Banco Mundial, irá gerar 70 mil empregos na próxima década.
Este é o terceiro empréstimo que o Banco Mundial faz ao Marrocos para que o país aperfeiçoe sua coleta e tratamento de lixo. Os dois primeiros empréstimos, em 2009 e 2010, foram utilizados para criar uma legislação no setor, promover parcerias público-privadas e melhorar o sistema de avaliação de impacto ambiental.
Este novo empréstimo deverá ser utilizado para promover melhorias que permitam à população ter acesso a informações sobre os contratos entre as companhias e o governo e avaliar a qualidade do serviço oferecido em sua cidade. O dinheiro será utilizado, também, para aumentar a coleta de resíduos sólidos, que já cresceu de 44% em 2008 para 76% atualmente. A meta é que até 2022 todos os resíduos sólidos coletados sejam destinados a aterros sanitários e que 20% do total seja reciclado.

