São Paulo – O Banco Mundial (Bird) e o governo da Jordânia assinaram na quinta-feira (10) um acordo pelo qual a instituição financeira irá emprestar US$ 250 milhões ao país árabe. Segundo informações divulgadas pela agência de notícias Petra, o dinheiro será utilizado para ajudar a Jordânia a administrar sua dívida, aperfeiçoar a gestão dos recursos públicos, tornar os gastos do governo mais prudentes e promover o crescimento do setor privado.
O acordo foi assinado entre o ministro do Planejamento e da Cooperação Internacional da Jordânia, Ibrahim Saif, e a vice-presidente do Banco Mundial para o Oriente Médio e o Norte da África, Inger Andersen, em Washington. A executiva elogiou progressos que a Jordânia tem feito em diversos setores da sua economia e os esforços do país em receber refugiados sírios mesmo diante das dificuldades financeiras que enfrenta. Segundo o Banco Mundial, o dinheiro emprestado irá ajudar a Jordânia também a receber estes refugiados.
Na capital norte-americana, o ministro jordaniano se reuniu com outros executivos do Banco Mundial, com os quais discutiu o apoio da instituição a outros projetos executados pela Jordânia.

