São Paulo – As mídias sociais como Twitter, Orkut, Facebook, Myspace e, especialmente, os blogs, viraram ferramentas interessantes e de baixo custo para divulgar roteiros turísticos. Elas permitem ao internauta gerar volume de conteúdo e, ao mesmo tempo, se informar, se divertir e se relacionar. Em Brotas, no interior de São Paulo, por exemplo, alguns empresários perceberam que o verbo da vez é “blogar”.
"As mídias sociais provocam um efeito dominó. O blog é uma tendência de mercado e seu maior benefício é a interatividade com o cliente”, afirma Marília Rabello, gerente de marketing da Acampamentos Peralta, que criou um departamento específico para cuidar das redes sociais e atualizar o site da empresa, onde trabalham quatro pessoas.
“Hoje o mundo está na internet. Os grupos se comunicam cada vez mais pela rede. A última temporada de acampamento de veteranos, por exemplo, foi toda divulgada via internet e conseguimos um grupo de 60 pessoas”, diz.
A assessora de marketing Luciana Pires, da Território Selvagem, concorda com Marília. “O blog foi criado em abril desse ano e ajudou bastante na indexação do nome na rede.” Antes da ferramenta ser criada, segundo Luciana, quando uma pessoa fazia uma busca por “rafting Brotas”, o nome da empresa aparecia na quarta ou quinta páginas, agora aparece na primeira ou, no máximo, na segunda página.
A empresa utiliza o blog para divulgar fotos, campanhas promocionais e, junto com o site da empresa, como “mural” para os visitantes. “Além de ter aumentado a visibilidade da empresa, o turista pode relatar sua experiência no blog e dar dicas sobre os lugares e atividades que mais gostou”, disse.
O blog também já foi aprovado pela empresa EcoAção. “Nosso blog foi criado em fevereiro desse ano e ainda estamos aprendendo como usar o máximo possível essa ferramenta. O site, que existe desde o começo da agência (há 10 anos), já foi feito bem interativo, com um mural de recados”, explica Giovana Guedes, diretora comercial da EcoAção.
“Em média, 80% dos nossos clientes ficam sabendo das atividades por indicação. Mas eles sempre vão conferir as fotos antes de fazer a reserva. A interação com o cliente gera integração. É uma ferramenta extremamente importante porque garante a formação de uma rede de contatos e fideliza os clientes”, afirma.
Além disso, explica Giovana, os blogs oferecem liberdade e autonomia aos usuários. “Não são apenas informações passadas de computador para computador, são pessoas que se relacionam 24 horas por dia. É uma grande oportunidade para qualquer empresa”, ressalta.
Pé na estrada
A fisioterapeuta Ana Carolina Villa-Lobos, de 26 anos, adora fazer a mochila, pegar a estrada e passar o final de semana longe do stress da cidade grande. Brasiliense, mas morando na capital paulista há dois anos, sempre que consegue foge para o interior do estado com as amigas. Elas viajam juntas em média uma vez por mês.
Antes de definir o roteiro, Ana faz questão de pedir indicações e faz muitas pesquisas na internet. “Acho fundamental ver fotos e ler depoimentos de pessoas que já estiveram no local”, diz.
Foi pelo site e blog da EcoAção que Ana definiu o roteiro que faria em Brotas. “Já fiz rafting diurno, rafting noturno, tirolesa, rapel e o super flying, que é uma espécie de tirolesa instalada há 300 metros de altura. Você fica deitado durante a descida e tem a sensação de estar voando por cima do vale”, conta.
Uma dica aos empresários que também têm interesse em utilizar a ferramenta é postar muitas fotos e oferecer conteúdos simples e importantes. Dicas sobre como arrumar a bagagem e o que levar na mala, temperatura local e pacotes promocionais certamente farão bastante sucesso.
Contatos
Acampamento Peraltas
http://www.acampamentoperaltas.blogspot.com
Território Selvagem
http://www.territorioselvagembrotas.blogspot.com
EcoAção
http://www.ecoacaobrotas.blogspot.com