São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou ontem (09) que aprovou um financiamento de R$ 2,15 bilhões para a América Latina Logística (ALL), operadora da maior malha ferroviária do Brasil, para ampliação da capacidade de transporte da companhia.
Segundo informações do banco, o dinheiro será investido de 2009 a 2012 para melhorar as vias existentes, compra de vagões, locomotivas e equipamentos e instalação de sistemas de informática e segurança nas redes administradas pela empresa.
O plano prevê a compra de 143 locomotivas e reforma de outras 88, além da aquisição e recuperação de mais de 11 mil vagões. A ALL, de acordo com o BNDES, tem hoje 1,1 mil locomotivas, 31 mil vagões e ainda opera uma frota de mil caminhões entre próprios e de terceiros.
Faz parte do projeto também a construção de terminais e pátios de movimentação de cargas e a duplicação de vias. Segundo o BNDES, o plano de expansão vai servir para reduzir os custos com transporte, o número de acidentes na rede e a emissão de poluentes.
A ALL opera malhas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e na Argentina, totalizando 21 mil quilômetros de ferrovias.

