São Paulo – A linha de financiamento com taxas reduzidas para exportação, aquisição e produção de bens de capital – ônibus, caminhões e jatos executivos, anunciada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no dia 29 de junho, começou a ser liberada no começo de agosto e vale para operações contratadas até o dia 31 de dezembro de 2009.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do BNDES, a redução da taxa de juros faz parte do pacote de incentivos aos financiamentos concedidos pelo BNDES para tentar estimular a economia brasileira frente à crise.
A redução no juro irá beneficiar empresas como a Embraer, para a venda de jatos executivos. A nova taxa de 4,5% ao ano deve estimular as vendas da companhia. O financiamento para os jatos executivos já existia, mas a taxa de juros era de cerca de 8% ao ano.
A linha do BNDES vale apenas para a compra de aeronaves nacionais, como os jatos produzidos pela Embraer e algumas indústrias brasileiras de menor porte. O financiamento pode chegar a 100% do valor do jato para pequenas e médias empresas e 80% para grandes empresas.
Segundo informações do banco, nas operações de financiamento à aquisição e produção de bens de capital a taxa de juros será fixa e reduzida para 4,5%. Isso representa uma queda de 56% na taxa final média, que é atualmente de 10,25% ao ano.
Os financiamentos a ônibus e caminhões (excluindo o programa Procaminhoneiro, que contará com condições diferenciadas), com participação de até 80% do BNDES, terão juro fixo de 7% ao ano (também até 31 de dezembro de 2009), com redução de 32% na taxa final, hoje de 10,25% ao ano em média.
Os financiamentos à exportação de bens de capital, no âmbito da Linha Pré-embarque, terão redução de 62% na taxa final, passando dos atuais 12,05% ao ano, em média, para 4,5% ao ano fixa.

