Da redação
São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (02) que vai emprestar R$ 20 milhões para a Cooperativa Agropecuária Cascavel (Coopavel) – localizada no oeste do Paraná – construir um frigorífico para abate e industrialização de bovinos e outro para suínos, além implantar uma segunda linha de processamento em seu frigorífico de aves.
O projeto da cooperativa, segundo o banco, é aumentar sua competitividade no mercado interno e suas exportações. A empresa já exporta para países árabes, asiáticos e europeus. Com a ampliação do frigorífico de frangos, a Coopavel espera dobrar sua capacidade de produção de 8 mil para 16 mil frangos por hora.
Já a unidade de suínos terá capacidade de abater e processar 1,5 mil animais por dia e a de bovinos 200 animais/dia. A Coopavel prevê exportar 70% da produção deste último frigorífico.
De acordo com informações do BNDES, o empréstimo corresponde a 56% dos investimentos que serão feitos nas obras de expansão da empresa. Estima-se que, com a ampliação, serão criados 1,25 mil empregos diretos e 1,5 mil indiretos.
Atualmente, segundo o banco, a cooperativa gera 3.020 empregos diretos e 4,5 mil indiretos, conta com 3.255 associados e produz rações, laticínios, grãos, adubos, fertilizantes, frangos e suínos, entre outros produtos.

