Da redação
São Paulo – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a liberação de um empréstimo de R$ 13,7 milhões para a empresa Santa Cruz S/A Açúcar e Álcool, sediada em Américo Brasiliense interior de São Paulo, segundo divulgou hoje (19) a assessoria de imprensa do banco.
O valor corresponde a 43% dos investimentos que serão feitos pela empresa, de R$ 32,2 milhões, para a implantação de “sistemas de gestão”, renovação da plantação de 13,1 mil hectares de cana-de-açúcar e aumento da fabricação de álcool anidro.
Um dos principais objetivos do projeto é fortalecer as exportações da usina. De acordo com o BNDES, a Santa Cruz começou a vender recentemente para o Japão. Na avaliação do banco, existem boas perspectivas para o aumento das exportações brasileiras de álcool, já que a União Européia fixou um percentual de 2% de mistura do produto à gasolina a partir de 2005, que será elevado até 6% em 2010. Já o Japão, segundo a instituição, pretende misturar 10% de álcool à gasolina e 15% ao óleo diesel.
O BNDES informou também, citando números da empresa, que a meta da Santa Cruz é produzir 166 mil toneladas de açúcar e 135 mil metros cúbicos de álcool na safra atual. De acordo com o banco, o setor sucroalcoleiro brasileiro é formado por 300 usinas e destilarias, quase a metade sediada no estado de São Paulo. Sempre segundo a instituição, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar.
O BNDES informou também que parte dos recursos do financiamento serão utilizados para a reforma da creche Carolina Ometto Pavan, que é mantida pela empresa e atende cerca de 230 crianças de seis meses a seis anos.