São Paulo – Uma série de acordos foram assinados entre Brasil e Emirados neste sábado (13) em encontro do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, e emir de Dubai. Bolsonaro foi recebido por Maktoum na exposição universal Expo 2020 Dubai, em seu primeiro compromisso nos Emirados, onde desembarcou nesta manhã.
De acordo com informações publicadas na agência de notícias oficial dos Emirados, a Emirates News Agency (WAM), foram assinados na presença dos dois líderes memorandos de entendimento para cooperação em educação, repatriamento de prisioneiros e um esboço de acordo para cooperação internacional entre o Centro de Estudos Estratégicos e Pesquisa dos Emirados e Fundação Alexandre Gusmão, do Brasil. A fundação atua com estudos e atividades no campo das relações internacionais e da diplomacia.
O presidente do Brasil postou nas suas redes sociais vídeos do desembarque, com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, e do encontro com Maktoum na exposição universal. Os Emirados são o primeiro país árabe do Golfo que ele visita, em uma missão oficial que inclui ainda compromissos no Bahrein, na terça-feira (16), e no Catar, na quarta-feira (17). Nos Emirados, Bolsonaro deve ser recebido pelo príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan.
Segundo a Wam, Maktoum elogiou o esforço de desenvolvimento do Brasil em vários setores e falou da vontade dos Emirados de aumentar a cooperação no comércio, agricultura, energia e indústrias vitais com o Brasil. Bolsonaro também expressou o desejo do Brasil de fortalecer a cooperação no comércio e nas áreas econômica, de conhecimento e cultural com os Emirados, e destacou que o país emergiu como porta de entrada para o comércio, apoiado por sua abertura, flexibilidade e diversidade econômica.
Bolsonaro deu ao líder árabe o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Essa é uma comenda que o presidente do Brasil dá a personalidades estrangeiras e que foi criada ainda por Dom Pedro I. O Grande Colar é concedido a chefes de estado. Nas suas redes sociais, Maktoum escreveu sobre a homenagem recebida e chamou o Brasil de gigante econômico global. “Nossas relações estão em rápido desenvolvimento com este gigante econômico global”, escreveu ele.
A comitiva presidencial brasileira é integrada também pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e outras autoridades. As atividades de Bolsonaro nos Emirados Árabes Unidos são acompanhadas pelo embaixador do Brasil no país, Fernando Igreja.