São Paulo – O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, entregou a insígnia da Ordem de Rio Branco para a Câmara de Comércio Árabe Brasileira em solenidade no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta quarta-feira (08) à noite. Ele impôs a insígnia na bandeira da instituição na presença do presidente da Câmara Árabe, o embaixador Osmar Chohfi, e do presidente do Conselho Superior de Administração da entidade, Marcelo Sallum. Na foto acima, Bolsonaro (dir.), chanceler Carlos França (centro) e Chohfi e Sallum (esq.).
Em material divulgado, o Planalto informou que a Câmara Árabe foi condecorada pelo apoio à missão especial humanitária enviada pelo governo brasileiro ao Líbano. A Câmara de Comércio Brasil-Líbano também atuou na ação e recebeu a insígnia. O governo brasileiro coordenou ajuda humanitária ao Líbano no ano passado, após explosão no Porto de Beirute que deixou centenas de mortos e milhares de feridos. A Câmara Árabe foi uma das entidades que ajudou a viabilizar o auxílio.
“É um reconhecimento de uma trajetória já bastante importante nossa nas relações do Brasil com os países árabes e é também um reconhecimento de uma atuação recente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no auxílio que o governo brasileiro coordenou para o Líbano depois daquela catástrofe que atingiu o Porto de Beirute. A Câmara colaborou com outras entidades da nossa comunidade para mandar um auxílio que atendesse às necessidades iniciais mais prementes das populações afetadas”, disse o Chohfi à reportagem da ANBA.
A insígnia da Ordem de Rio Branco é uma das condecorações mais importantes que o governo brasileiro concede a pessoas físicas, jurídicas, corporações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras. No caso das instituições, normalmente ela é dada para quem contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento político, econômico e social do Brasil. Chohfi afirmou para a ANBA que foi uma honra para a Câmara Árabe ser condecorada com a Ordem de Rio Branco.
Leia mais: Câmara Árabe recebe insígnia da Ordem de Rio Branco
“Essa condecoração é um reconhecimento aos nossos quase 70 anos de promoção de uma relação mais próxima entre o Brasil e o mundo árabe, no campo econômico, em especial, mas também no social e no cultural”, complementou Chohfi. Na solenidade, Bolsonaro foi até Chohfi e Sallum para colocar a insígnia na bandeira, que estava nas mãos do chanceler Carlos França, e falou brevemente sobre a última viagem realizada ao Oriente Médio.
Bolsonaro fez visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar no último mês, na qual participou da Expo 2020 Dubai, onde o Brasil tem pavilhão. A Câmara Árabe colaborou com a realização da viagem aos Emirados e ao Bahrein, e também o fez em ações de outras áreas do governo, como a Vice-Presidência da República e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, nos Emirados por ocasião da Expo 2020.
Condecorações
A Câmara Árabe e a Câmara de Comércio Brasil-Líbano foram as entidades condecoradas com a Ordem de Rio Branco nesta quarta-feira. Outras pessoas também receberam a honraria, entre elas a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, os ministros da Cidadania, João Roma, da Justiça, Anderson Torres, da Saúde, Marcelo Queiroga, do Turismo, Gilson Machado, e da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.