São Paulo – O presidente brasileiro Jair Bolsonaro se reuniu remotamente nesta segunda-feira (15) com o rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa. Os detalhes do encontro foram divulgados pela agência de notícias oficial do país do Golfo, a Bahrain News Agency (BNA). Na foto acima, o rei e três de seus ministros conversam virtualmente com os brasileiros.
Na conversa, o rei reforçou que o Bahrein tem interesse em consolidar as relações econômicas com o Brasil, inclusive em relação a investimentos. O Bahrein tem buscado diversificar sua economia, ainda muito dependente do petróleo. Para Al Khalifa, as oportunidades de investimentos mútuos são uma forma de fortalecer as economias em um momento de enfrentamento à pandemia.
“Estamos convencidos de que o aumento do volume de intercâmbio comercial entre nós ajudará a sustentar uma forte recuperação econômica”, afirmou, acrescentando que o Bahrein aguarda com expectativa a abertura da Embaixada do Brasil em Manama, capital do país árabe.
O rei anunciou, ainda, que o Bahrein nomearia em breve um embaixador no Brasil. No momento, o país árabe conta com o encarregado de negócios do Bahrein em Brasília, Bader Alhelaibi.
Em entrevista à ANBA, Bader Alhelaibi ressaltou o objetivo de aumentar a corrente comercial entre as nações, que em 2020 movimentou US$ 902 milhões, principalmente pelas vendas de ferro, aço e petróleo. “O Bahrein também orientou órgãos econômicos relevantes a explorar oportunidades de comércio com seus pares brasileiros. Ambos os países estão concluindo seus estudos sobre acordos nas áreas econômica, industrial e agrícola. Além disso, um Memorando de Entendimentos (MoU) será assinado em breve”, disse.
Ainda durante o encontro virtual, Bolsonaro ressaltou a importância de fortalecer as relações políticas, econômicas, industriais e agrícolas e desenvolver laços em segurança alimentar. O presidente brasileiro disse que seu país enviará delegações ao país do Golfo para discutir formas de consolidar a cooperação em todos os campos. A visita, no entanto, ainda não tem data para ocorrer.
O rei barenita também agradeceu a participação de Bolsonaro no lançamento, realizado no Brasil, da “Declaração do Reino do Bahrein” na América do Sul, que visa promover a paz e defender a coexistência entre povos de diferentes religiões e crenças.
Estiveram presentes o ministro do Tribunal Real, Shaikh Khalid bin Ahmed Al Khalifa, o ministro das Relações Exteriores, Dr. Abdullatif bin Rashid Al Zayani, e o ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Zayed bin Rashid Al Zayani. Do lado do Brasil, estiveram na reunião também o ministro Ernesto Araújo e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro. Em sua rede social, o deputado, que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, disse que percebe no Oriente Médio um campo amplo de oportunidades no agronegócio e comércio, e citou também a busca por formar um grupo parlamentar em prol das relações dos dois países.