Algérie Presse Service*
Argel – A subsidiária da petrolífera britânica BP na Argélia, a BP Algeria, pretende investir US$ 300 milhões em exploração de petróleo no país árabe nos próximos três anos, conforme anunciou ontem (30) o presidente da empresa, Akli Brihi. Esse investimento é relacionado à exploração de três blocos que a BP pegou em abril, após seis convites para licitação lançados pela Sonatrach, petrolífera estatal argelina, na bacia de Illizi.
A BP já explora dois grandes projetos de gás natural em associação com a Sonatrach e a Statoil, da Noruega. As explorações no depósito de In Salah, na região central do país, começaram em 2004 e atualmente a produção chega a 9 bilhões de metros cúbicos de gás por ano, exportados principalmente para a Espanha e Itália.
O segundo projeto, em In Amenas, localizado no oeste, vai aumentar a capacidade de produção da Argélia em 9 bilhões de metros cúbicos de gás e mais 50 mil barris por dia de gás natural liquefeito.
Além dos dois projetos, a BP também está presente no campo de petróleo de Rhourde El Baguel, em parceria com a Sonatrach. Com mais de US$ 4 bilhões investidos, a BP é o primeiro investidor estrangeiro na Argélia.
*Tradução de Silvia Lindsey

