São Paulo – A marca de roupas infantis e infanto-juvenis Brandili aumentou suas exportações para os países árabes e entrou em novos mercados no Oriente Médio. De acordo com o trader da empresa, Fabiano Dahlke, as vendas para a região cresceram cerca de 20% ao ano nos últimos três anos e os produtos passaram a chegar no Bahrein e no Catar em 2011. A marca já estava no Líbano, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Arábia Saudita.
A Brandili tem sede em Apiúna, no estado de Santa Catarina, e é uma das principais exportadoras de vestuário infantil do Brasil. A empresa fabrica 15 milhões de peças de roupas ao ano e entre 5% e 7% vai para o exterior. Do total vendido lá fora, 20% tem como destino o mundo árabe. O Oriente Médio, de acordo com Dahlke, é um dos principais mercados da indústria no exterior, junto com a América do Sul. No total, a marca chega a 26 países.
As nações árabes começaram as comprar as peças da Brandili há cerca de nove anos. As vendas são feitas para redes de varejo e por meio de um distribuidor. Foi o distribuidor, aliás, que fica dos Emirados, que levou a marca para a Arábia Saudita, Catar e Bahrein. A Brandili pretende continuar crescendo no mundo árabe com um trabalho de aproximação do distribuidor e dos canais de venda. “Hoje nossa estratégia é qualificar cada vez mais nossas parcerias e ir para canais cada vez mais especializados”, conta Dahlke.
Segundo o trader, a coleção da Brandili tem ampla aceitação no exterior, pois os produtos lançados no Brasil não sofrem ajustes para a exportação e as novas coleções são enviadas simultaneamente ao consumidor brasileiro e internacional. “A aceitação é boa, pelo colorido, o design”, explica Dahlke. No exterior, a Brandili faz anúncios na mídia impressa local e também usa banners e displays. “Nossas ações no exterior são voltadas para o ponto de venda”, diz.
De acordo com Dahlke, a Brandili procura dar continuidade aos seus negócios no exterior, mesmo em tempos de economia e câmbio desfavoráveis. Tanto que neste ano, com a crise econômica internacional, as vendas externas devem seguir avançando. O percentual de crescimento, porém, deve ficar entre 8% e 10%, menor do que os 15% a 20% obtidos nos últimos três anos. O mesmo aumento é projetado para as exportações aos árabes.
Fábrica para crianças
A Brandili tem duas unidades fabris, uma delas fica em Apiúna, onde também está a administração, e a outra no município catarinense de Otacílio Costa. Parte da produção é terceirizada. A empresa foi criada em 1964 e, para fabricar as roupas infantis e infanto-juvenis, consome 230 toneladas de malha por mês. As roupas atendem desde bebês, a partir de três meses de idade, até adolescentes com 18 anos.
A Brandili tem quatro linhas de produtos. A marca Extreme é voltada para jovens de 12 a 18 anos, a Club Brandili para roupas para o dia a dia, a Brandili para roupinhas da moda, a Brandili Mundi para peças de ocasiões especiais e mais elaboradas. Há ainda a Brandili Licenciados, por meio da qual a empresa fabrica roupas com personagens como Jolie, Marie, Polly Pocket, Pica-Pau, Max Steel, da Turma da Mônica e da Disney, entre outros. Para o exterior, a empresa possui licença para vender os produtos Turma da Mônica a todos os mercados. Para alguns países também pode enviar Disney.
No mercado internacional, a Brandili tem seus produtos comercializados por lojas multimarcas. São 13 mil pontos de venda no exterior e no Brasil. Dentro do País, no entanto, a empresa também está investindo em lojas próprias. Ela tem uma unidade em Apiúna e quatro no estado de São Paulo. Os planos são de expansão na área, segundo Dahlke. Também há projetos de crescimento na produção. "A Brandili tem um plano constante de evolução e crescimento", afirma o executivo.
A campanha da linha Brandili Mundi é estrelada pela modelo infantil Duda Bündchen, sobrinha da modelo internacional brasileira Gisele Bündchen. A empresa tem uma coleção com o nome da menina. Ela leva tecidos ecológicos, atende os gostos da pequena modelo e parte da renda com as venda das peças será destinada a instituições que atendem crianças especiais. A coleção está nas lojas no Brasil, mas a empresa ainda não definiu se ela também será exportada.
Contato
Brandili
Site: www.brandili.com.br
Telefone: +55 (47) 3353-2498
E-mail: export@brandili.com.br

