São Paulo – O time de futebol da escola infantil do Catar, Al Jazeera Academy (AJA), vai representar o Brasil na “Copa do Mundo de Futebol Escolar Sub-16”, que será realizada no país árabe em novembro. A iniciativa é da Embaixada da África do Sul em Doha, que lançou a campanha “Adote uma nação – Minha aventura escolar 2010”, para simular uma mini Copa entre as escolas do Catar e promover a Copa do Mundo que vai ocorrer no país em 2010.
A embaixada do Brasil em Doha e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira vão patrocinar os uniformes dos 13 jogadores e do goleiro do time AJA durante o campeonato, de 01 a 30 de novembro. Além do Brasil, outros setes países, que já foram classificados para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, serão representados por uma escola do Catar. A campanha “Adote uma nação – Minha aventura escolar 2010” foi direcionada às embaixadas residentes em Doha.
Ontem, a diplomata da embaixada brasileira no país árabe, Claudia Assaf, foi pessoalmente entregar os uniformes aos jogadores. De acordo com ela, os alunos da escola estavam muito orgulhosos de representar o Brasil. Um dos garotos disse a Claudia que por ele, sempre que entrasse em campo, gostaria de estar representando a seleção brasileira de futebol. "Outros disseram que honrariam a camisa", escreveu a diplomata à ANBA por e-mail. O coordenador do time AJA, Vito Cerebona, também estava presente na entrega dos uniformes e agradeceu o patrocínio da Câmara Árabe aos uniformes.
Além de adotar os times de futebol sub-16, as embaixadas de cada país também têm como missão, no campeonato, participar dos amistosos com a presença do embaixador, levar bandeiras e convidar as comunidades de seus países em Doha para assistir aos jogos e torcer. Segundo o comunicado da embaixada da África do Sul, a idéia de promover o campeonato é de mostrar como o esporte pode trazer benefícios aos adolescentes e crianças, além de divulgar a Copa do Mundo.
De acordo com Claudia, a cidade de Doha já está na espera para o amistoso das seleções oficiais do Brasil e Inglaterra, que vai ser realizado em 14 de novembro na cidade. O jogo no país árabe faz parte da estratégia do governo árabe em promover a sua candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2022. Segundo a diplomata, o Catar não está poupando esforços e nem investimentos para promover o país. Caso for escolhido, vai ser a primeira vez que uma nação do Oriente Médio sedia uma Copa do Mundo.

