São Paulo – O governo brasileiro está coordenando ações para enviar ajuda humanitária aos palestinos vítimas do conflito entre o grupo Hamas e Israel na Faixa de Gaza. O Ministério das Relações Exteriores fez um pedido à Presidência da República para enviar alimentos, assim como solicitou medicamentos ao Ministério da Saúde. Além disso, o Itamaraty e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) aceitam doações em dinheiro, que serão remetidas à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa).
Na sexta-feira (22), o coordenador geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Itamaraty, Milton Rondó Filho, afirmou que as doações em dinheiro já podem ser feitas à conta corrente do PNUD no Brasil. Essa conta foi aberta na terça-feira (19) por ocasião do Dia Mundial de Ação Humanitária. O dinheiro será remetido à Unrwa pelo PNUD porque a Unrwa não tem representação no Brasil. Após receber o dinheiro, a Unrwa irá utilizá-lo para as necessidades mais urgentes dos feridos e desabrigados. A ajuda humanitária às cerca de 1,8 milhão de vítimas do conflito está estimada em mais de US$ 360 milhões.
Rondó afirmou também que o Itamaraty já enviou à Presidência da República um pedido para que o Brasil envie mais alimentos à região. O País já ajuda os cinco milhões de refugiados palestinos por meio da Unrwa. No ano passado doou dinheiro e neste ano, 11 mil toneladas de arroz. Devido ao conflito atual, no entanto, o Brasil deverá doar mais arroz e também feijão, em quantidades que ainda serão definidas.
Ainda entre as ações de apoio às vítimas do conflito, o Itamaraty pediu ao Ministério da Saúde medicamentos para enviar à Palestina. A lista de medicamentos inclui kits de primeiros socorros e remédios, que precisam ser enviados pelo governo porque são submetidos ao controle de Israel antes de entrarem no território palestino e porque remédios são produtos de uso controlado e têm acesso regulado. “Assim que tivermos a aprovação sobre a quantidade de alimentos e remédios, iremos enviar para a Faixa de Gaza”, afirmou Rondó.
Na quarta-feira (20), o governo do Rio Grande do Sul lançou uma campanha para recolher doações aos palestinos. Os interessados em doar podem fazer depósitos em uma conta corrente. Esse dinheiro também será remetido à Unrwa.
Na ocasião, o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, agradeceu a iniciativa dos governos do Brasil e do Rio Grande do Sul. “Essa decisão de ajudar ao povo palestino foi uma iniciativa soberana dos governos do Brasil e do Rio Grande do Sul. Em nome do povo palestino, eu agradeço este esforço”, disse Alzeben à ANBA na quinta-feira (21).
Serviço
Doações podem ser feitas em transferência ou depósito:
PNUD
Banco Citibank
Agência: 0008
Conta corrente: 96910550
CNPJ: 03.723.329/0001-79
Doações podem ser feitas em depósito:
Governo do Rio Grande do Sul
Banco Banrisul
Agência: 0100
Conta corrente: 03.358022.0-6


