Leonardo Lênin
São Paulo – O domínio técnico do instrumento e a sintonia nas interpretações dos irmãos e violonistas brasileiros Sérgio e Odair Simão Assad conquistaram o mundo. O Duo Assad, formado pelos paulistas descendentes de libaneses, é apontado com freqüência como a melhor dupla de violonistas do mundo. Eles revitalizaram o instrumento mesclando erudito e música instrumental popular. O Duo fará duas apresentações no Centro Cultural Banco do Brasil, às 13 horas e às 21 horas no dia 10 em Brasília. Os concertos fazem parte do evento paralelo à cúpula dos países árabes e sul-americanos.
O repertório preparado para as apresentações na capital federal terá obras de compositores conhecidos por suas criações para violão como Castelnuovo-Tedesco e o compositor clássico Maurice Ravel. A música do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, que teve toda a sua obra para violão gravada pelos irmãos, estará presente com a peça Alma Brasileira (Choro nº 5). Canções de músicos populares brasileiros como Egberto Gismonti e o chorão Jacob do Bandolim, além das composições feitas por Sérgio Assad, serão executadas.
Os irmãos, ainda menos conhecidos que a irmã violonista, percussionista, compositora e cantora, Badi Assad, começaram aprender os primeiros acordes ainda pequenos, Sérgio com 12 e Odair com 8, em um ambiente mais que musical. Acompanhavam o pai Jorge, um bandolinista de expressão e defensor do choro, ritmo primeiro dos irmãos, e a mãe Ika, cantora. A família de músicos foi tema de um curta-metragem de Joel Pizzini, Suíte Assad, em 2002.
A sintonia dos irmãos, que já foi chamada de bruxaria musical, chamou a atenção de inúmeros compositores que fizeram músicas especialmente para o duo. Para ficar nos sul-americanos, o brasileiro Radamés Gnattali e o argentino Astor Piazzolla, do qual a dupla interpretará Invierno Porteño e Zeta no dia 10. Com poucas apresentações no Brasil, já que Sérgio mora em Chicago e Odair em Bruxelas, Brasília terá a chance de ouvir a duo que impressionou o mundo da música instrumental.
Show de Violão
Sérgio e Odair Simão Assad
10 de maio, às 13h e às 21h
Centro Cultural Banco do Brasil
Brasília

