São Paulo – Os ministérios de Relações Exteriores do Brasil e da Tunísia assinaram um acordo de cooperação em turismo nesta sexta-feira (20), em Túnis, durante visita do chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, ao país árabe. Segundo a assessoria do Itamaraty, o acordo prevê intercâmbio de informações e cooperação em capacitação técnica na área, entre outros assuntos.
Nunes foi recebido por autoridades como o presidente tunisiano, Béji Caïd Essebsi, o primeiro-ministro, Youssef Chahed, o presidente da Assembleia de Representantes do Povo, Mohamed Ennaceur, e o chanceler Khemaies Jhinaoui, com o qual assinou o acordo (na foto acima, Nunes à esquerda e Jhinaoui à direita).
Por ocasião da visita do ministro, o Centro de Promoção das Exportações da Tunísia (Cepex) também firmou um acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para facilitação de contatos empresariais, segundo a assessoria do Itamaraty.
Aloysio Nunes discutiu com as autoridades tunisianas cooperação em áreas como políticas sociais e agricultura. Estiveram na pauta ainda a negociação de acordo de facilitação de investimentos entre o Brasil e a Tunísia e o tratado de livre comércio que o país árabe negocia com o Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O Brasil é um dos fornecedores de alimentos da Tunísia e exporta ao país produtos como açúcar, soja e café. A balança comercial com a nação árabe é altamente favorável ao Brasil, que exportou US$ 175,3 milhões aos tunisianos no primeiro semestre deste ano.
Na outra mão, o Brasil importou do país do Norte da África US$ 13,2 milhões em produtos. Foram comprados principalmente máquinas, óleos e produtos químicos, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), compilados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, está também na Tunísia, onde ocorreu reunião do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia, e na noite desta sexta-feira participa de jantar com o chanceler brasileiro.
Depois da Tunísia, Aloysio Nunes terá atividades oficiais em outro país árabe, a Argélia. O ministro de Relações Exteriores vai se encontrar com o seu colega argelino, Abdelkader Messahel, na segunda-feira (23).