Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Ao redor de 20 mil pessoas passaram pelo estande brasileiro na Arabian Travel Market, feira de turismo que ocorreu na última semana em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com a gerente de eventos promocionais e feiras do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Maria Katavatis, o espaço brasileiro foi muito procurado pelos visitantes da mostra. A feira era voltada para operadores de turismo.
De acordo com Maria, as agências de viagens do mundo árabe estão aguardando a entrada em operação do vôo da Emirates, de Dubai para São Paulo, para incluir o Brasil em seus pacotes. O vôo, que começará a funcionar no mês de outubro deste ano, deve fomentar a vinda de árabes para o Brasil. O maior interesse dos árabes pelo Brasil, segundo procura por informações na feira, é por ecoturismo e negócios, confirma Maria.
Um levantamento feito pela Embratur em anos anteriores já apontou os dois itens como maior motivo para viagens dos árabes ao Brasil. "Eles gostam de coisas exóticas, diferentes", afirma Maria, lembrando que sol e praia os árabes já têm em seus próprios países. Mesmo assim, o Rio de Janeiro também desperta interesse, diz a gerente. O Brasil ainda precisa ser mais divulgado como destino turístico na região, diz Maria.
Além da Embratur, também empresas brasileiras do setor de turismo participaram da mostra no estande brasileiro. Os representantes da Embratur também estiveram no workshop Emirates Holiday, promovido pela companhia aérea árabe, entre os dias 27 a 29 de abril. A Arabian Travel Market ocorreu de 01 a 04 de maio.
O fato de o lançamento do vôo Dubai-São Paulo estar previsto para breve, segundo Maria, chamou a atenção para o Brasil nas atividades ocorridas nos Emirados. De acordo com ela, não apenas os operadores e turistas dos Emirados procuraram o estande brasileiro da Arabian Travel Market, mas de todo mundo árabe que participou da mostra. Os visitantes dos Emirados, porém, eram os de maior número.
De acordo com dados divulgados durante a feira e publicados no jornal árabe Khaleej Times, 45% dos turistas que visitam o Oriente Médio, o fazem a negócios. Previsões indicam que nos próximos dez anos, o número de turistas de negócios que visitam a região vai dobrar. Uma série de hotéis e empreendimentos turísticos estão sendo construídos no mundo árabe para receber estrangeiros.

