São Paulo – O Brasil aumentou em 13,7% as exportações de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações da associação que representa as indústrias do segmento, a Abihpec. No período, os brasileiros faturaram US$ 588,3 milhões com vendas da área ao mercado internacional.
Nos últimos dois meses, as exportações tiveram movimentos diferentes. Em agosto elas cresceram em 29,9% sobre o mesmo mês de 2021 para US$ 78,9 milhões. Já no mês de setembro, houve ligeira diminuição em relação a igual mês do ano passado, de 1,9%, com US$ 64 milhões.
Segundo as informações divulgadas pela Abihpec, no cenário do comércio exterior ainda existem desafios para aumentar a competitividade dos produtos da indústria de transformação brasileira, da qual fazem parte os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
O presidente-executivo da associação, João Carlos Basilio, disse que o setor ainda sente os efeitos da alta dos fretes internacionais e vê necessidade de políticas voltadas ao comércio exterior para reduzir entraves. Mas ele ressalta a resiliência do segmento, que conseguiu números importantes na exportação.
Os produtos para cabelo foram o item mais exportado pelas empresas brasileiras em setembro, respondendo por US$ 14,4 milhões em receita, seguido de sabonetes, com US$ 10,5 milhões, e produtos de higiene oral, cujo faturamento com comércio exterior foi de US$ 8,6 milhões.
A Abihpec leva adiante com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) o projeto Beautycare Brazil, de internacionalização dessa indústria. De janeiro a agosto deste ano, as exportações de empresas que participam do programa foram de US$ 114,06 milhões.