São Paulo – As exportações brasileiras de máquinas e equipamentos cresceram 33,6% em agosto sobre o mesmo mês do ano passado, apesar da leve retração de 0,5% em relação a julho. De acordo com dados divulgados à imprensa nesta quarta-feira (1) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a receita do setor com o mercado externo em agosto foi de US$ 1,2 bilhão.
Com o resultado, a indústria brasileira de máquinas e equipamentos chega ao final dos oito primeiros meses do ano com receita de exportações de US$ 8,3 bilhão, uma pequena queda de 0,1% sobre o mesmo período de 2024. No ano houve recuo de 2,4% no preço médio dos produtos enviados ao mercado externo.
“Apesar da estabilidade, houve, entre os grupos de produtos exportados, incremento nas vendas de máquinas agrícolas, de máquinas para bens de consumo não duráveis e de componentes. O maior crescimento ocorreu nas vendas para os países da América do Sul e em maior escala na Argentina, Chile e Peru”, informou a Abimaq em sua análise do período.
Leia também:
Arábia Saudita dobra compras de máquinas do Brasil


