São Paulo – O Brasil teve crescimento de 37% nas exportações de componentes para calçados no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021, segundo informações da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). As vendas externas do setor se recuperaram do impacto da pandemia, já que houve crescimento de 19% sobre janeiro e fevereiro de 2019.
Os dados se referem a matérias-primas para calçados, couro e artefatos fabricadas pela indústria brasileira e embarcadas ao exterior. As exportações somaram US$ 71,3 milhões no primeiro bimestre. Os tipos de produtos mais vendidos no período foram químicos para couros, cabedais, químicos para calçados (adesivos), solados e palmilhas.
O principal destino das exportações brasileiras de componentes no primeiro bimestre foi a China, seguida por Argentina e Portugal. Todos aumentaram as compras no período, a China em 72% (na foto de abertura, meramente ilustrativa, fábrica de calçados chinesa) e os outros dois países acima de 100%. O estado brasileiro que mais exportou componentes foi o Rio Grande do Sul, seguido por São Paulo e pela Bahia.
“A demanda por calçados está aquecida nos principais mercados do mundo e existe uma tendência de migração das importações de componentes oriundos da Ásia, especialmente em função dos custos logísticos e da guerra comercial estabelecida entre Estados Unidos e China. Neste contexto, o Brasil se apresenta como um dos mais importantes players do mundo ocidental, com uma gama enorme de materiais produzidos com excelência, tecnologia e sustentabilidade”, disse o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior.