São Paulo – A Embaixada do Brasil em Mascate, em Omã, realizou na segunda-feira (8) um evento para celebrar a Independência do Brasil, data comemorada em 7 de setembro. Do encontro participaram cerca de 200 pessoas, entre empresários e políticos de Omã, em uma delegação liderada pelo ministro da Energia e Minerais, Salim bin Nasser bin Said Al Aufi.
O anfitrião do encontro, o embaixador do Brasil em Mascate, Alfredo Leoni, afirmou que a ocasião marcou os 203 anos de independência do Brasil. Em conversa com o chefe do escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Rafael Solimeo, Leoni lembrou que os dois países mantém relações diplomáticas há 51 anos, com a “coincidência de pensarmos da mesma maneira”. A Câmara Árabe também foi representada pelo coordenador comercial do escritório de Dubai, Noury Dweidary.
Leoni também observou que a mineradora brasileira Vale tem uma unidade de processamento e exportação de minério de ferro na zona industrial, franca e porto e Sohar, que recebe minério do Brasil e reexporta para diversos países. A Vale, observou, é “importantíssima” para o Brasil e passou a ser importante também para Omã, em razão da sua presença no país do Golfo.
“Isso faz com que o nosso comércio bilateral esteja em mais de US$ 2 bilhões, o que é uma soma expressiva, e a Vale cumpre papel muito positivo em termos de relacionamento com as autoridades locais e com o mundo empresarial local”, disse. “Cada vez os omanis prestam mais atenção ao Brasil e vice-versa”, afirmou o diplomata. Segundo Solimeo, havia representantes de empresas no evento, entre eles Vale e Embraer.
Leia mais:
Câmara Árabe busca ampliar parcerias em Omã
Omã: a nova joia do investimento no Oriente Médio


