São Paulo – Cerca de 70 ministros de países africanos ouviram a respeito dos programas sociais exitosos implementados pelo Brasil nesta quinta-feira (23). Eles participam de uma reunião de ministros da Primeira Sessão do Comitê Técnico Especializado sobre Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego da União Africana (UA), na qual o ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil, Patrus Ananias, falou sobre a experiência brasileira em políticas públicas de inclusão social. A reunião aconteceu em Adis Abeba, na Etiópia.
Em seu discurso, Ananias afirmou que o Brasil já contribui, há alguns anos, com os países africanos. “Muitos países da África já adotam políticas sociais exitosas que nós adotamos no Brasil, como o Bolsa Família. Discute-se, hoje, na África, e está e a razão do nosso encontro, a proteção social ou, em outras palavras, a inclusão social de tal maneira que os países africanos possam superar a fome, a desnutrição e a miséria, como fez o Brasil”, disse.
O ministro falou sobre vários programas, como o Mais Alimentos Internacional, pelo qual o Brasil vende máquinas, tratores e implementos agrícolas a países em desenvolvimento, com preços e condições muito acessíveis para estimular a produção agrícola, especialmente a familiar. O objetivo do programa é ajudar na segurança alimentar e nutricional, além de impulsionar a indústria brasileira de máquinas.
Ananias falou aos ministros que os recursos destinados a políticas públicas sociais e de apoio à agricultura familiar são investimentos que geram retorno. Em seu discurso ele abordou também os direitos humanos e ressaltou que essas políticas sociais devem levar em conta a perspectiva dos direitos, que a questão da alimentação deve ser posta no campo dos direitos.
Além de representantes dos governos, o encontro teve representantes de organismos internacionais como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Na terça-feira (21), Ananias se reuniu com representantes destes organismos e da União Africana.
No encontro com eles, o ministro ressaltou a importância das instituições internacionais para o desenvolvimento de instrumentos necessários à implementação e ao controle das políticas de desenvolvimento, como ocorreu no Brasil. O tema do encontro desta quinta-feira foi “Proteção Social para o Crescimento Inclusivo”.


