São Paulo – O governo brasileiro divulgou nesta quarta-feira (25) dois comunicados condenando os atentados ocorridos na terça-feira (24) na Tunísia e no Egito. No primeiro caso, um homem-bomba atacou um ônibus da guarda presidencial tunisiana, na capital Túnis, matando pelo menos 12 pessoas. No Egito, terroristas atacaram um hotel na cidade de Al-Arish, na Península do Sinai, resultando na morte de ao menos sete pessoas.
“O Brasil transmite suas condolências às famílias das vítimas e reitera seu repúdio a todos os tipos de atos terroristas, praticados sob quaisquer pretextos”, diz nota do Itamaraty sobre o ocorrido na Tunísia. O texto acrescenta que o País “renova sua solidariedade ao povo e ao governo tunisianos, que, com coragem, e por meio de firme compromisso com os valores do diálogo e da tolerância, vêm obtendo avanços importantes na consolidação de suas instituições”.
O comunicado afirma ainda que “o Brasil confia em que a Tunísia democrática saberá vencer mais essa provação na luta contra o terrorismo, e dela saíra fortalecida”.
No caso do Egito, o Itamaraty lembra que entre as vítimas estavam um juiz e um promotor responsáveis for fiscalizar as eleições legislativas na nação árabe. “Ao transmitir sua solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo do Egito, o Brasil reitera seu firme repúdio a todos os atos terroristas, praticados sob quaisquer pretextos”, declara a nota.

