Da redação
São Paulo – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes, afirmou hoje (28) que o Brasil é uma das nações que mais contribui para a preservação ambiental. Segundo ele, a matriz energética brasileira tem forte emprego de fontes limpas, como a hidreletricidade e o álcool. As informações são da assessoria de comunicação do ministério.
O ministro, que participou da abertura do seminário Mudanças Climáticas Globais e seus Efeitos na agricultura, Recurosos Hídricos e Saúde Pública, em Brasília, disse ainda que os grandes responsáveis pela questão climática são os países desenvolvidos, que precisam se comprometer em reduzir a poluição global. Guedes afirmou que o governo brasileiro está empenhado em implementar políticas públicas para contribuir com a redução da degradação do planeta.
"Temos 69,4% de nossas florestas originais preservadas. Enquanto isso a Europa só tem 0,3%, a Ásia 6%, a África 8%, a América Central 10% e a América do Norte 32%", disse o ministro, que usou dados de estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Guedes também falou do uso do álcool como combustível, que atualmente mais de 40% da frota brasileira de veículos leves utiliza. "Isso dá uma extraordinária contribuição à redução da emissão de gases", afirmou o ministro.

