São Paulo – A renda agrícola deve chegar a R$ 155,27 bilhões no país em 2008, segundo a Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ela é calculada a partir dos levantamentos de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O valor estimado para este ano corresponde a 20 lavouras, entre as temporárias como soja, milho, arroz, trigo, cana-de-açúcar e algumas permanentes como café, cacau, laranja e uva. Em relação ao ano passado, representa crescimento de 17,11%, já descontada a inflação.
Entre os tipos de produtos analisados, algodão herbáceo, cana-de-açúcar, mandioca, pimenta-do-reino, tomate e uva terão redução de renda sobre 2007, decorrente de efeitos de preços e quantidades. Com exceção da mandioca, os demais tiveram redução de preços.
Outros 14 produtos apresentaram elevação de renda em 2008. Os maiores aumentos ocorrem no feijão (87,78%), café (48,69%), trigo (40,79%), soja (31,83 %) e milho (30,65%). Os resultados para a renda regional mostram que o Centro-Oeste e o Sul lideram a expansão de renda em relação ao ano passado.

