São Paulo – O Marrocos será sede do Campeonato Mundial de Karatê nas categorias Infanto –Juvenil (atletas de 14 e 15 anos); Juvenil (atletas de 16 e 17 anos) e Júnior (atletas de 18 a 20 anos) entre os dias 12 a 15 de novembro. O campeonato acontecerá na capital do país, Rabat, e reunirá jovens de 80 países.
O Brasil pode levar até 30 atletas para esta competição, mas o número final depende da obtenção de recursos financeiros. "Os competidores não recebem recursos do governo. Cada atleta precisa correr atrás do seu patrocínio", conta o presidente da Confederação Brasileira de Karatê, Edgar Ferraz.
De acordo com Ferraz, as maiores chances de medalha para o Brasil estão nos atletas da categoria Júnior, com Fernando Lacerda Braga, de 18 anos.
Praticante de karatê desde os quatro anos de idade, Braga integra a seleção brasileira desde 2004 e já conquistou seis títulos paulista, cinco brasileiros e dois sul-americanos.
Esta será a segunda participação do atleta em campeonatos mundiais. A primeira foi em 2007, na Turquia. Ele diz que suas expectativas para o campeonato no Marrocos são as melhores possíveis. "Quero chega lá e ser campeão. Acho que tenho condições para isso", afirma.