São Paulo – O Brasil fará doação de um carregamento de arroz, derivados de milho e leite em pó para os afetados pelo conflito Israel-Hamas que se encontram na Faixa de Gaza. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil nesta segunda-feira (30), serão enviadas duas toneladas de alimentos. Na foto acima, caminhão entra com doação internacional pela fronteira egípcia.
O ministério informa que a doação é do governo federal e da sociedade civil e que os alimentos são oferecidos Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os mantimentos serão enviados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com partida prevista para o Egito ainda nesta segunda-feira.
Na última sexta-feira (27), a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução sobre o conflito durante a 10ª Sessão Especial de Emergência por solicitação do Grupo Árabe e da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC). A resolução concentra-se principalmente na dimensão da assistência humanitária e pede “uma trégua humanitária imediata, duradoura e contínua, que leve a uma cessação das hostilidades”.
O documento foi aprovado por 120 votos a favor, 14 contra e 45 abstenções. O Brasil posicionou-se a favor da resolução, que contém diversos elementos do projeto proposto pela diplomacia brasileira no Conselho de Segurança da ONU, que não entrou em vigor em função do veto dos Estados Unidos, membro permanente.
Nesta segunda-feira pela tarde ocorre reunião de emergência do Conselho de Segurança para tratar da guerra, com presença do chanceler brasileiro Mauro Vieira. Será mais uma tentativa de definir medidas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis. O Brasil preside o conselho até a terça-feira (31).
O governo federal já repatriou vários brasileiros que se encontravam em Israel com o envio de voos, mas um grupo de cidadãos do País ainda se encontra na Faixa de Gaza aguardando saída via fronteira com o Egito. Os brasileiros vêm recebendo assistência da diplomacia brasileira para suprimentos.