São Paulo – Representantes do setor de café da Arábia Saudita vão participar de um evento mundial sobre o segmento no Brasil, no mês de setembro. O encontro é a Conferência Internacional da Ciência do Café (Asic 2008) e vai acontecer entre os dias 14 e 19, em Campinas, interior paulista. Segundo a organização da conferência, a Arábia Saudita está entre os 30 países que já fizeram inscrições.
Além do Brasil, país do qual o evento já recebeu 250 inscrições, e da Arábia Saudita, vão participar Estados Unidos, China, Índia, Quênia, Indonésia, Holanda, França, Alemanha, Costa Rica, Austrália, Japão, Portugal, Suíça, Itália, Colômbia, Canadá, Israel, República Dominicana, Etiópia, Costa do Marfim, Tanzânia, Finlândia, México, Irlanda, Áustria, Uganda, República do Congo e Inglaterra.
O encontro tem por objetivo discutir os mais recentes avanços nas pesquisas voltadas ao café. A edição deste ano terá dois temas centrais, que são café e saúde, e tendências de consumo e ciência do café. Mas também serão abordados outros assuntos como agronomia, química, biotecnologia, processamento e melhoramento do café. São apresentadas pesquisas feitas em diferentes países dentro da área.
A Asic é organizada pela Associação para a Ciência e a Informação sobre o Café. Neste ano serão feitas 371 exposições, de pesquisadores e cientistas, sobre o café. O evento vai ocorrer no Brasil a convite do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Um total de 700 pessoas são esperadas para a conferência. Não só representantes de países produtores, como o Brasil, participam, mas também de nações apenas consumidoras do café.
"São cafeicultores, pesquisadores, técnicos e profissionais ligados à produção, industrialização e consumo de café. Enfim, são representantes de todos os elos da cadeia produtiva do café, da planta à xícara, que vêm de todos os continentes para o Brasil e, com isso, confirmam a importância do Brasil no cenário internacional do café como maior produtor e exportador e segundo maior mercado consumidor", diz o presidente do comitê organizador, Aldir Alves Teixeira.
A Asic ocorre a cada dois anos, em um país produtor, e depois em um país consumidor. Em Campinas, o encontro vai se realizar na Casa de Campo do The Royal Palm Plaza Hotel. O presidente da ASIC, Andrea Illy, afirma a edição brasileira "ganha interesse particular por conta da liderança do Brasil na economia cafeeira mundial e das transformações extraordinárias realizadas nos últimos dez anos".

