São Paulo – Brasil e Argélia “estão prestes a assinar um acordo de defesa, atualmente em negociações”, declarou o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28) em Argel. A entrevista ocorreu após encontro de Vieira com seu colega argelino, Ramtane Lamamra, segundo informações da agência de notícias Algérie Presse Service (APS).
De acordo com o Itamaraty, quando assinado, o acordo deverá possibilitar a realização de operações conjuntas entre as forças armadas dos dois países, intercâmbio de oficiais, cooperação técnica e treinamento conjunto.
A visita de Vieira ao país árabe serviu ainda de oportunidade para a realização da 1ª Sessão do Mecanismo Bilateral de Diálogo Estratégico, criado durante a 4ª Sessão da Comissão Bilateral Mista, que ocorreu em Brasília, em julho de 2010. O ministro brasileiro foi recebido também pelo presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, e pelo primeiro-ministro Abdelmalek Sellal.
Segundo o Itamaraty, no encontro com Lamamra, foram tratados temas como o desenvolvimento da cooperação e do intercâmbio bilateral nos campos de energia, saúde, comércio, obras públicas, agricultura, desenvolvimento social, pesquisa científica e cooperação universitária.
A cooperação no setor energético foi destaque na conversa entre os dois ministros, já que a queda nos preços mundiais do petróleo vem afetando significativamente a receita dos países produtores. “[Eles] sublinharam a importância da estabilidade do mercado petrolífero na preservação dos interesses dos países produtores e dos países consumidores”, informou o Itamaraty em nota.
Vieira e Lamamra também “reafirmaram a necessidade de prosseguir com os esforços internacionais voltados à luta contra o terrorismo e sublinharam o papel fundamental da cooperação regional e internacional nesse contexto, em particular a estratégia das Nações Unidas de combate e prevenção contra esse flagelo transnacional”, destacou a nota do Itamaraty.
Foram tratados ainda assuntos como o programa nuclear do Irã, a situação da Líbia, a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a reconciliação diplomática entre Estados Unidos e Cuba, a próxima edição da Cúpula América do Sul-Países Árabes, que ocorrerá na Arábia Saudita nos dias 10 e 11 de novembro, e a questão Palestina.
Na coletiva de imprensa, de acordo com a APS, Vieira falou sobre as relações comerciais entre os dois países e afirmou que há “enormes” possibilidades no campo de investimentos, destacando que a Argélia é o segundo parceiro comercial do Brasil na África. “Vamos trabalhar juntos para que se torne o primeiro parceiro comercial”, disse o chanceler brasileiro.
Vieira informou que o Brasil está organizando uma missão comercial para a Argélia no próximo mês.


