Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O Brasil e a Argentina vão trabalhar juntos para promover os seus destinos turísticos nos Emirados Árabes Unidos, país do Oriente Médio. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) assinaram no último mês um acordo para promoção conjunta do turismo em lugares longínquos. “Quando o turista vem de um país distante, o seu desejo é fazer roteiros integrados”, explica a presidente da Embratur, Jeanine Pires. De acordo com ela, no caso da longa distância, o Brasil ganha com a promoção conjunta.
O mesmo acordo vale para a promoção dos locais turísticos brasileiros e argentinos na China e na Índia. De acordo com Jeanine, os dois países vão participar de forma coletiva de feiras do setor de turismo e promover workshops para operadores e agentes turísticos nos três países. Nos Emirados Árabes Unidos já está certa a participação na Arabian Travel Market, que ocorrerá entre 06 e 09 de maio do próximo ano, em Dubai.
Segundo Jeanine, o Brasil vai promover, nos Emirados, Foz do Iguaçu, Amazônia, Rio de Janeiro e São Paulo. Lugares como Foz e Amazônia, com recursos naturais, são exóticos para os árabes, afirma a presidente da Embratur. E Rio de Janeiro e São Paulo são destinos importantes para compras e negócios. O Rio de Janeiro, como principal ícone do turismo brasileiro, não poderia faltar entre os pontos promovidos, segundo Jeanine. A promoção casada do Brasil e Argentina também tem como motivação o lançamento do vôo direto da Emirates, companhia aérea dos Emirados, em outubro, entre São Paulo e Dubai.
De acordo com a presidente da Embratur, já é possível perceber um aumento do fluxo de chegadas de árabes no Brasil por meio do vôo da Emirates, apesar de ainda não haver números oficiais. Jeanine afirma que já se sabe, por exemplo, que a linha vinda de Dubai traz também muitos japoneses e coreanos ao Brasil. O vôo também é uma ponte entre o mundo árabe e outros países da América do Sul para os quais a Emirates não tem linhas diretas, caso da Argentina. No lançamento do vôo São Paulo – Dubai, o diretor da Emirates Brasil, Ralf Aasman, afirmou, no entanto, que a companhia aérea também está estudando a abertura de um vôo direto dos Emirados para Buenos Aires.
O Brasil e a Argentina já tinham, segundo Jeanine, uma atuação conjunta informalmente, com a discussão de estratégias de atuação. Agora, porém, a parceira se formalizou. Os dois países, no entanto, já atuam formalmente juntos no Japão. Brasil e Argentina, além dos demais países do Mercosul, têm um escritório conjunto para promoção do turismo em Tóquio. Ele foi aberto há dois anos com a parceria da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jaica). A partir do ano que vem o Mercosul levará o escritório adiante sozinho, sem a participação da Jaica.
Do Oriente Médio
O Brasil recebeu, no ano passado, um total de 41.461 turistas do Oriente Médio. Já houve um aumento em relação ao ano anterior, quando 35.138 pessoas da região visitaram o país. O estado brasileiro que eles mais visitaram foi São Paulo, com 23.084 pessoas; seguido do Rio de Janeiro, que recebeu 7.670 turistas do Oriente Médio; Paraná, com 6.111 pessoas; e Mato Grosso do Sul, com 1.830 pessoas. O restante se dividiu entre outros estados do Brasil, principalmente Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará e Amazonas.

