São Paulo – Os governos do Brasil e do Bahrein realizaram novas ações de aproximação. Além de reunião de consultas políticas, os dois países firmaram um acordo de cooperação na área militar durante visita ao Bahrein do embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, secretário de Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
A quarta rodada de consultas políticas entre Brasil e Bahrein ocorreu neste domingo (04), segundo informações publicadas pela agência de notícias oficial do Bahrein, a Bahrain News Agency (BNA). A sessão foi presidida conjuntamente por Nóbrega e o subsecretário de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores do Bahrein, Shaikh Abdullah bin Ahmed Al Khalifa. Na foto de abertura, Nóbrega (esquerda) e Shaikh Abdullah (direita).
Segundo a BNA, Shaikh Abdullah elogiou as relações crescentes entre Bahrein e Brasil e falou sobre a vontade do seu país de aumentar a cooperação bilateral e as parcerias estratégicas com o Brasil. Também de acordo com a agência, Nóbrega elogiou o papel pioneiro do Bahrein no apoio à paz e à segurança no Oriente Médio. Eles revisaram memorandos de entendimento assinados em vários campos.
Também o comandante-chefe da Força de Defesa do Bahrein, o marechal de campo Shaikh Khalifa bin Ahmed Al Khalifa recebeu o brasileiro. Os dois assinaram um acordo que visa apoiar e fortalecer as relações militares Brasil-Bahrein. O comandante-chefe elogiou as relações bilaterais e conversou com Nóbrega sobre formas de desenvolver ainda mais a cooperação militar entre os dois países.
Leia também: Bolsonaro viaja pela 1ª vez ao Bahrein e inaugura embaixada
A visita ocorre na sequência de outras ações de aproximação do governo brasileiro em relação ao Bahrein. No ano passado, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, visitou o país árabe e inaugurou a embaixada brasileira em Manama. Também a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República fez missão ao Bahrein durante viagem aos países árabes.