Da redação
São Paulo – O Brasil e a China vão fazer uma parceria para produzir mais cogumelos comestíveis e medicinais no Brasil. O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Sílvio Crestana, e o Vice-Presidente da Universidade de Longyan, Lin Yuexin, selaram a cooperação técnica na última sexta-feira (4).
Yuexin fez parte de uma delegação técnica chinesa, que esteve no Brasil na última semana para conhecer as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia com cogumelos comestíveis e medicinais, e também o trabalho de produtores de cogumelos no DF.
Os cogumelos estão entre os mais importantes componentes da dieta alimentar da população chinesa. Estudos realizados principalmente na China, Japão, França e Estados Unidos têm demonstrado que podem ser importantes aliados no tratamento complementar de várias enfermidades, como câncer, lupus, herpes, HPV e até AIDS. Na China, a produção de cogumelos atinge 10 milhões de toneladas por ano.
A parceria firmada entre o Brasil e a China tem como um de seus objetivos intensificar a produção de cogumelos no Brasil. Segundo Yuexin, o aumento na produção é o primeiro passo para baratear o preço do produto no mercado. As informações são da assessoria de comunicação da Embrapa.

