São Paulo – O Brasil e as Ilhas Comores vão estabelecer cooperação para melhoramento da gestão de resíduos sólidos e para desenvolvimento de práticas agrícolas no país árabe da África. Acordos para levar adiante os projetos nessas áreas foram assinados nesta semana, na terça-feira (13), em Moroni, a capital do país, durante missão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
A ABC realiza uma missão de cooperação Sul-Sul de 10 a 23 de de agosto em Comores – o termo Sul-Sul se refere a países em desenvolvimento. O embaixador Ruy Pereira, diretor da ABC, chefia a delegação brasileira no país, integrada ainda pelo embaixador do Brasil em Dar Es Salaam, Gustavo Martins Nogueira, e especialistas da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, instituição que coopera na parceria.
“Não são apenas iniciativas técnicas, mas sim pilares essenciais para o desenvolvimento econômico e sustentável do arquipélago”, disse Ruy Pereira em evento realizado no país para assinatura dos acordos.
Início de diagnóstico
A cooperação será implementada pela ABC com parceiros no país árabe, como a Agência Comoriana de Cooperação Internacional (ACCI), o Centro Rural de Desenvolvimento Econômico (CRDE) e a Agência Nacional de Gestão dos Resíduos. No Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das parceiras da cooperação. Após a assinatura, especialistas da Embrapa iniciaram diagnósticos técnicos nas áreas de resíduos sólidos e de agricultura nas Ilhas Comores.
Leia também:
Ilhas Comores são conhecidas pela baunilha e o ylang-ylang