Cairo – O Brasil e o Egito assinaram nesta quarta-feira (14), no Cairo, um acordo para desenvolvimento conjunto de inovações na indústria. O acordo foi firmado entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Conselho Nacional de Competitividade do Egito (ENCC), pelo presidente da instituição brasileira, Reginaldo Braga Arcuri, e o chairman da entidade egípcia, Helmy Abdouleish.
A solenidade ocorreu no Semiramis Intercontinental Hotel, onde está hospedada a delegação brasileira que visita o país em missão organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O encontro contou com a presença do ministro brasileiro da pasta, Miguel Jorge, e do ministro de Indústria e Comércio do Egito, Rachid Mohamed Rachid. “A indústria brasileira e egípcia tem grande futuro juntas”, disse Jorge.
De acordo com Arcuri, a idéia do acordo surgiu depois que membros das duas entidades se encontraram na reunião do Conselho Mundial de Competitividade em janeiro deste ano, em Riad, na Arábia Saudita. Tendo em vista a visita da delegação brasileira, eles programaram a assinatura do convênio de cooperação.
Segundo Arcuri, o objetivo é estabelecer bases para que empresas dos dois países, com ajuda dos governos, avancem na competitividade dos seus produtos e serviços e façam parcerias empresariais para a inovação. A iniciativa faz parte também da estratégia de integração brasileira com a África e servirá para a articulação de políticas industriais entre Egito e Brasil.
O ENCC é, segundo o presidente da ABDI, o segundo conselho com o qual o Brasil assina um acordo. O primeiro foi o dos Estados Unidos. O trabalho, com os conselhos de outros países, é conjunto com o Movimento Brasil Competitivo, organização civil que incentiva a competitividade no país, levada adiante por governo e empresários.
*A jornalista viajou a convite do MDIC

