Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – O ministro do Desenvolvimento Social do Brasil, Patrus Ananias, e o ministro da Solidariedade Social do Egito, Ali El-Sayed Al-Moselhi, assinaram ontem (21), em Brasília, um acordo de cooperação técnica na área social. O documento tem como objetivo a troca de know-how entre os dois países no gerenciamento de programas de transferência de renda, apoio à agricultura familiar, merenda escolar, restaurantes populares, assistência social, entre outros.
Al-Moselhi veio ao Brasil com o objetivo de conhecer o Fome Zero, nome dado ao governo brasileiro a um conjunto de ações na área social. "O acordo fala da troca de experiências naquilo que pode ser adaptado de um país para outro", disse à ANBA a assessora especial do Fome Zero, Adriana Aranha, que participou da reunião. Está previsto o intercâmbio de profissionais dos dois governos. O chefe da assessoria internacional do Ministério do Desenvolvimento Social, Silas Leite, também esteve no encontro.
Segundo Adriana, o ministro egípcio ficou especialmente interessado no Bolsa Família, programa de transferência de renda para famílias carentes condicionado, por exemplo, à permanência das crianças na escola; em ações de fortalecimento da agricultura familiar; restaurantes populares; alimentação escolar; na metodologia de coleta de dados sobre a população pobre utilizada no Brasil; na articulação de parcerias para obter doações aos programas; no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutrição (Consea); e na integração entre as diversas ações que estão sob a alçada de diferentes ministérios.
Ontem também, Al-Moselhi esteve nos ministérios da Educação e da Saúde para saber mais sobre a merenda escolar, no primeiro, e sobre o Programa de Alimentação e Nutrição, no segundo. De acordo com Adriana, o ministro Ananias destacou a importância do combate à pobreza e à fome para se atingir os Objetivos do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e garantir maior estabilidade social.
Hoje Al-Moselhi terá a oportunidade de conhecer in loco a execução de alguns destes programas no município de Guarulhos, em São Paulo. Ele vai inclusive almoçar em um restaurante popular. O ministro está acompanhado por uma delegação de sete pessoas, incluindo funcionários do governo egípcio, da embaixada da Holanda no Cairo e do Programa Mundial de Alimentação da ONU (PMA). Segundo Adriana, os representantes do PMA ficaram interessados em divulgar o modelo brasileiro em outros países, como Iraque, Indonésia e Timor Leste.
Al-Moselhi foi convidado a vir ao Brasil pelo próprio Ananias, que esteve no Egito em maio para uma reunião de ministros da área social dos países árabes e sul-americanos. Hoje ele vai participar também de um jantar oferecido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O ministro fica no país até sexta-feira.

