São Paulo – O Brasil e o Egito comemoram nesta terça-feira (27) cem anos de relacionamento diplomático. O Itamaraty emitiu nota para registrar o centenário dessas relações, estabelecidas em 27 de fevereiro de 1924, com a criação da Legação do Brasil no Cairo e o Brasil reconhecendo a independência do país árabe em 1922.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informa que no contexto das comemorações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou visita ao Cairo em 15 de fevereiro deste ano e na ocasião, Brasil e Egito concordaram em elevar as relações bilaterais ao nível de parceria estratégica. Na foto acima, Lula com o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, durante a visita.
O Itamaraty também destaca a parceria com o Egito no BRICS, no qual os egípcios ingressaram no início deste ano e o fato de que o país árabe participa das reuniões do G20 a convite da presidência brasileira. O presidente El-Sisi foi chamado para participar da Cúpula do G20, que acontece em novembro no Brasil.
De acordo com o ministério, o Egito é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África, com intercâmbio bilateral de US$ 2,8 bilhões em 2023, desde 2009 os dois países mantêm Mecanismo de Diálogo Estratégico e em 2010 o Egito assinou um acordo de livre comércio com o Mercosul.
O Itamaraty informa que ao longo de 2024, Brasil e Egito realizarão atividades comemorativas para destacar de modo a destacar o compromisso mútuo com o fortalecimento dos laços de amizade e cooperação. Também diz que no plano global, Brasil e Egito reafirmam seu compromisso de trabalhar juntos para construir uma ordem internacional mais próspera e democrática, na qual prevaleçam a paz e o desenvolvimento inclusivo e sustentável.