São Paulo – O presidente do Egito, Mohamed Morsi, estará em Brasília nesta quarta-feira (08), onde se encontrará com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Segundo o informações do Itamaraty, serão assinados acordos nas áreas de cooperação técnica, desenvolvimento social, desenvolvimento agrário e entre a Biblioteca Nacional e a Biblioteca de Alexandria.
Textos sobre outros temas ainda estavam sendo negociados por representantes dos dois governos até o final da tarde desta terça-feira (07), o que significa que mais tratados podem se firmados.
De acordo com Itamaraty, há muito interesse do governo egípcio na experiência brasileira com programas de transferência de renda e combate à pobreza extrema, em especial o Bolsa Família, que garante uma renda mínima a famílias que mantenham seus filhos na escola. Daí o acordo na área de desenvolvimento social.
Outro interesse forte do Egito é pela atração de investimentos. A economia passa por um momento problemático e os egípcios querem mostrar que o país está aberto aos investimentos externos. Nesse sentido, Morsi vem acompanhado de uma delegação empresarial que vai participar de rodadas de negócios com companhias brasileiras na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, também nesta quarta-feira.
Além disso, o próprio presidente estará na capital paulista na quinta-feira (09) para encontros com a comunidade empresarial. Está prevista sua participação em um café da manhã e em uma reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ao lado do presidente da entidade, Paulo Skaf. Morsi deverá ainda manter reuniões em separados com alguns empresários brasileiros e com representantes de associações setoriais.
Em Brasília, após a recepção no Planalto, o presidente egípcio participa de um almoço no Palácio do Itamaraty e depois será recebido pelo presidente do Congresso, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).


