Da redação
São Paulo – O Brasil foi eleito ontem (25) para integrar o Comitê do Patrimônio Mundial. O mandato vale para o período de 2008 e 2011. O comitê tem 21 membros, que representam os 185 estados-membros da Convenção do Patrimônio Mundial, e desde 1991 o Brasil não o integrava. O Brasil faz parte da Convenção desde 1977.
O Comitê tem como função acompanhar a aplicação de dispostivos da Convenção do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unicef), adotada em 1972. Uma das suas missões é decidir sobre a inserção de bens na lista do Patrimônio Mundial e dar assistência financeira para a
conservação dos bens e seus planos de manejo.
O Brasil é o segundo país latino-americano, e o décimo-segundo do mundo, com maior número de inscrições na Lista do Patrimônio Mundial, com 17 bens. Além do Brasil, foram eleitos para o mandato 2008-2011 Austrália, Barbados, Bareine, China, Egito, Jordânia, Nigéria e Suécia. Compõem também o Comitê, com mandato até 2009, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos da América, Israel, Madagascar, Marrocos, Maurício, Peru, Quênia, República da Coréia e Tunísia.

