São Paulo – Representantes de governos e de empresas do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos discutiram neste final de semana, em Abu Dhabi, a negociação de uma série de acordos entre os dois países, durante reunião da Comissão Mista Bilateral.
Segundo o diretor geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que participou do encontro, foram debatidos tratados na área de Defesa, para evitar a dupla cobrança de imposto de renda, de promoção e proteção de investimentos, além da ampliação do acordo que os dois países mantêm no setor de aviação civil.
Outros temas da reunião, de acordo com a Alaby, foram a ampliação da vigência de vistos para brasileiros nos Emirados, criação de um mecanismo de consultas bilaterais sobre fundos soberanos, retomada das negociações do tratado de livre comércio entre o Mercosul e o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), maior acesso das empresas brasileiras aos mercados da região, cooperação em turismo, energia nuclear e cultura e identificação de novas oportunidades de investimentos recíprocos.
A delegação dos Emirados foi liderada pelo ministro assistente para Assuntos Econômicos da chancelaria do país, Khalid Ghanim Al Gaith. A brasileira teve como chefe o embaixador Paulo Cordeiro, subsecretário-geral do Itamaraty para Oriente Médio e África. Participaram representantes de companhias como Banco do Brasil, Embraer, Vale, das construtoras Andrade Gutierrez, Odebrecht, Queiroz Galvão, OAS e Engeprot, da Mubadala, Emirates Steel e de uma das companhias petrolíferas do país árabe.
Os diplomatas dos Emirados informaram ainda que vão convidar a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o vice-presidente Michel Temer para o International Water Summit, que vai ocorrer de 15 a 17 de janeiro de 2013, em Abu Dhabi. O encontro discutirá manejo sustentável da água em regiões áridas.

