São Paulo – O Comitê de Consultas Políticas do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos teve uma reunião nesta segunda-feira (02), em Abu Dhabi, na qual afirmaram a vontade dos dois países em melhorar e consolidar a cooperação mútua, de acordo com informações da agência de notícias oficial do país árabe, Emirates News Agency (WAM). O encontro ocorreu na sede do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.
A delegação dos Emirados Árabes foi chefiada pelo ministro adjunto de Direitos Humanos e Direito Internacional do ministério do país árabe, Ahmed Abdul Rahman Al Jarman, e a brasileira pelo subsecretário geral da África e do Oriente Médio do Itamaraty, Fernando José Marroni de Abreu.
A passagem de Abreu pelos Emirados faz parte de uma viagem para o Oriente Médio, na qual ele tinha na agenda visitas a Omã, Iraque, Kuwait, Bahrein e Emirados, entre os dias 24 de junho e 02 de julho. A reunião de consultas políticas no Kuwait foi tema de reportagem da ANBA publicada nesta segunda-feira.
No encontro nos Emirados foi debatido como fortalecer as relações bilaterais e a cooperação entre os dois países. Segundo a WAM, Jarman elogiou o avanço das relações, mas ao mesmo tempo afirmou seu desejo de fortalecê-las. A delegação brasileira também manifestou desejo de maior aproximação.
Os representantes do Brasil elogiaram o desenvolvimento abrangente dos Emirados nas áreas política, econômica, cultural e social, e o fato de o país ser um importante centro econômico, comercial e destino de empresas internacionais e regionais. A delegação brasileira também destacou, segundo a WAM, a liderança dos Emirados em infraestrutura, energia alternativa e desenvolvimento sustentável.
Entre outros pontos, Jarman afirmou que os países devem se beneficiar do crescimento de ambas as economias e incentivar visitas de delegações oficiais. Ele enfatizou a importância da coordenação dos dois países a respeito de questões regionais e internacionais de interesse mútuo nas Nações Unidas e suas agências especializadas.
Segundo a WAM, as duas partes apresentaram seus esforços para combater o terrorismo e o extremismo e encontrar soluções para o agravamento das crises da região. Ao final do encontro, eles concordaram sobre a necessidade de melhorar e consolidar a cooperação para alcançar objetivos e interesses mútuos.
De acordo com nota divulgada pelo Itamaraty no dia 22 de junho, antes do início da viagem ao Oriente Médio, as consultas políticas têm por objetivo desenvolver o diálogo sobre temas bilaterais, regionais e internacionais de interesse comum, favorecendo a compreensão mútua e a cooperação em foros internacionais.
Segundo o Itamaraty, o Brasil mantém boas relações com todos os países da região do Golfo e as reuniões de consultas políticas na região tinham como objetivo fortalecer ainda mais os laços bilaterais de cooperação e amizade.